Análise Bioenergética

O que é a Análise Bioenergética?

A Análise Bioenergética é uma técnica psicoterapêutica criada por Alexander Lowen, discípulo do psicanalista Wilhelm Reich, que por sua vez foi discípulo de Sigmund Freud. O processo busca o equilíbrio entre corpo e mente, que é uma cisão comum na cultura ocidental.

A teoria Bioenergética acredita que tudo o que acontece na mente, acontece no corpo e vice-versa. Os traumas e repressões da psique e no corpo físico geram bloqueios energéticos, o que possibilita o desenvolvimento de doenças psicossomáticas. Trabalhar a integração entre ambos traz equilíbrio do fluxo da energia vital, proporcionando saúde, graciosidade e espontaneidade.

“O sentimento é a vida do corpo, assim como o pensamento é a vida da mente.”

– Alexander Lowen

Fundamentos básicos da Psicoterapia Corporal

A Psicoterapia Corporal é uma abordagem psicoterapêutica que acredita na identidade funcional corpo/mente, tendo como base o principal criador Wilhelm Reich, discípulo de Sigmund Freud.

Reich percebeu que rememorar os traumas antigos não era suficiente para curar, só minimizava a problemática emocional e física e as queixas continuavam. Então, passou a olhar ao corpo dos pacientes e analisar a respiração, tom de voz, o olhar e a expressão. Foi assim que identificou bloqueios de tensões na musculatura que correspondiam as queixas e sintomas físicos que o paciente trazia como sintoma.

Como cientista que era, notou que cada indivíduo tinha uma quantidade de energia biológica no organismo, energia que poderia ser carregada e descarregada pela alteração da respiração, do movimento, da alimentação e dos sentimentos e emoções. A partir disso foi criada a teoria da Análise do Caráter.

O caráter é o “jeito” que o indivíduo funciona na vida, a forma que age, atua e lida com seus sentimentos, comportamentos, atitudes e sensações. A forma como age e reage é produto de um processo de construção em que as defesas se adaptam no corpo na mente, na psique e no meio cultural. Tudo isso produz couraças musculares crônicas. O que acontece na mente acontece no corpo concomitantemente, portanto, a couraça é caracterológica (a forma de agir) e muscular (tensões corporais) ao mesmo tempo.

O criador da Análise Bioenergética, Alexander Lowen, foi paciente e discípulo de Reich. Apaixonado pela técnica, fez medicina para entender com mais profundidade a energia biológica e a fisiologia humana que seu mestre mencionava. Foi então que Lowen deu início, junto com seu colega, John Pierrakos, a uma série de pesquisas de exercícios corporais usando a respiração, movimento e expressão das emoções. Os dois experimentaram, um com o outro, movimentos e toques que desbloqueavam as couraças físicas e psíquicas. Aplicados nos pacientes, percebiam que o corpo se modificava rapidamente, assim como as amarras emocionais dando lugar a um corpo mais vivo, brilhante e gracioso. Dessa forma, o indivíduo ia se tornando mais equilibrado e seguro nas relações.

A Análise bioenergética é considerada uma das práticas mais ricas e eficientes da atualidade, pois une fundamentos teóricos da psicanálise com o trabalho corporal.